domingo, 5 de junho de 2016

Informações sobre Quixadá



A colonização da área compreendida atualmente pelo município de Quixadá efetuou-se através da penetração do Rio Jaguaribe, seguindo seu afluente o Rio Banabuiú e depois o Rio Sitiá. O objetivo foi à conquista de novas terras para a criação extensiva do gado.

Os índios Canindés e Genipapos pertences ao grupo dos Tararíus, habitantes da região, resistiram à invasão portuguesa no início do século XVII. A hostilidade indígena só foi vencida em 1705, quando Manoel Gomes de Oliveira e André Moreira Barros ocuparam as terras quixadaenses.

Em 1641, Manoel da Silva Lima, alegando ter descoberto dois olhos d'agua, obteve uma sesmaria. Essas terras, inicialmente de Carlos Azevedo, era o "Sítio Quixadá" adquirido por compra conforme escritura de 18 de dezembro de 1728. Esta escritura é o primeiro documento público que aparece o nome Quixadá na sua atual forma gráfica.

O Sítio foi vendido, a José de Barros Ferreira em 1747. Oito anos depois José de Barros, construiu casas de morada, capela e curral, lançando assim as bases da atual cidade de Quixadá. José de Barros é considerado o legítimo fundador da cidade.
   
Há grandes controvérsias. Em alguns documentos antigos figura como Queixada ou Quixedá. Sabe-se, no entanto, que o termo é de origem indígena.

Fonte:www.achetudoeregiao.com.br/ce/quixada/historia.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário