Introdução: A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, 932 espécies vegetais ocupam os solos da Caatinga, das quais 318 são endêmicas, sendo as bromélias e os cactos as principais famílias de plantas da região.
Xique-Xique
O Xiquexique (Pilosocereus gounellei) é um cacto endêmico do semi-árido brasileiro. Em secas prolongadas, serve como fonte de alimento tanto para o homem quanto para os animais de criação.
Juazeiro
O juazeiro é uma árvore nativa predominantemente na região nordeste do Brasil, encontrada principalmente em áreas secas, de clima semi-árido como caatinga, no sertão e no agreste. A árvore é conhecida por diversos nomes, sendo os mais difundidos, juazeiro e juá. Trata-se de uma árvore de folhas persistentes capaz de resistir à escassa umidade do subsolo onde ocorre naturalmente. Raramente, em situações extremas de seca, pode perder a folhagem por completo.
Aroeira
Aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro.
Mandacaru
Mandacaru significa “cacto (Cereus jamacaru) nativo do Brasil, de porte arbóreo, ramificado, com flores grandes que se abrem à noite, típico da caatinga, onde serve de alimento ao gado, e também cultivado como ornamental e por propriedades terapêuticas”.
Palma
Típica de regiões quentes, normalmente a palma é produzida de forma rudimentar. A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas.
Sabiá
O sabiá é uma planta espinhenta com 5 a 8 m de altura, tronco com 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, geralmente com 6 pina opostas, cada uma com 4 a 8 folíolos glabros, de 3 a 8 cm de comprimento. Um Kg de sementes puras contém aproximadamente 22.000 unidades.
Ipê Roxo
O ipê roxo é uma árvore regular e pouco ramificada, com flores de coloração rósea a roxo-claras. Além de nos proporcionar uma paisagem belíssima com as cores de suas folhas e de sua madeira ser utilizada para vários fins na marcenaria, o ipê roxo é um remédio natural tradicionalmente utilizado para tratar vários problemas de saúde.
Cumaru
Árvore grande, elegante e frondosa, medindo até 32m de altura. Tem caule reto com 60cm de diâmetro. Casca avermelhada ou amarelo-claro-acinzentada, pouco espessa, com pele quebradiça e que se desprende facilmente.
Carnaúba
A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha. É encontrada no nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Essa planta típica produz cera em suas folhas, um tipo de lipídeo capaz de evitar a perda da umidade através de transpiração em razão de o clima do local onde se encontram ser muito quente.
Jitirana
A Jitirana (Ipomoea sericophylla) é uma trepadeira herbácea que se desenvolve na época chuvosa na Caatinga, escalando arbustos e cercas que guardam as propriedades rurais decorando, de forma natural, esses suportes.
Fontes:
http://tudonaturalparaobem.blogspot.com.br/2013/01/palma-planta-poderosa-da-seca.html
http://www.infoescola.com/plantas/mandacaru/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arvores/sabia.php
http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/fauna_flora_caatinga.htm
http://chabeneficios.com.br/cha-de-ipe-roxo-beneficios-e-propriedades/
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cumaru-verdadeiro.html#.V4LRGbgrLIU
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/carnauba.htm
http://diacaatingaflora.blogspot.com.br/2013/08/jitirana-ipomoea-sericophylla.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário